Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Jornal pró-governo turco apresenta Merkel na capa como “senhora Hitler”

SEDAT SUNA/EPA

Publicação acusa a chanceler alemã de estar a criar uma frente antiTurquia usando a Áustria, a Holanda e a Bélgica como o seu “quintal das traseiras”

A imagem de Angela Merkel com bigode à Adolf Hitler e uniforme nazi surge esta sexta-feira na primeira-página do “Günes” (“Sol”), um tabloide turco pró-governamental.

“Frau Hitler” é uma das expressões utilizadas na capa do “Günes”, que acusa os líderes da Alemanha e da Holanda de estarem a agir como “nazis” e Merkel de “apoiar terroristas”. “A Alemanha, que abriu os seus braços às organizações terroristas… está a tentar instigar toda a Europa contra a Turquia”, refere o artigo.

O texto qualifica a chanceler alemã como a “líder dos fascistas” que está a criar uma frente antiTurquia usando a Áustria, a Holanda e a Bélgica como o seu “quintal das traseiras”.

O porta-voz do governo germânico, Georf Streiter, recusou-se a comentar o caso, limitando-se a dizer “nós não estamos a entrar no jogo das provocações”.

A capa e artigo do “Günes” surgem dois dias depois do tabloide germânico “Bild” ter acusado o Presidente turco, Erdogan, de “estar a ameaçar a estabilidade da Europa” devido à sua “sede de poder”, num artigo que também teve honras de primeira-página.

“O Bild diz a verdade na cara de Erdogan – você não é um democrata! Você está a ferir o seu país”, referiu o jornal alemão.

Na altura, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco reagiu declarando tratar-se de um artigo “alucinante” que faz parte de um quadro de “incitamento ao ódio”.