Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Casal gay espancado em Barcelona após beijo em público

Um suspeito já foi detido pelas autoridades. Centenas de pessoas prometem juntar-se esta tarde a uma manifestação de apoio à comunidade LGTBI

Um casal de homossexuais foi agredido este domingo na sequência de um beijo em público, no município de Berga, em Barcelona. Os dois jovens dizem que foram surpreendidos por um grupo de agressores, às 4h da manhã, junto de uma discoteca local.

“A denúncia está feita. Mas os golpes e a impotência continuam. Isto não pode repetir-se. Em pleno século XXI...impotência. Não há outra palavra”, escreveu Andy Aguilar Corominas, uma das vítimas, na sua conta do Facebook.

Os dois jovens tiveram que ser assistidos no hospital antes de apresentarem queixa na polícia.

Também o presidente da Generalitat, Carles Puigdement, condena a agressão homófobica. “Têm todo o meu apoio os agredidos. Não à violência e à discriminação”, sustenta.

Esta manhã, a polícia de Barcelona deteve um jovem de 19 anos, suspeito de ter estado envolvido na agressão. As autoridades estão ainda a investigar o caso, de forma a perceber nomeadamente se houve mais agressores ou cúmplices. De acordo com um porteiro do estabelecimento noturno, “entre quatro a seis pessoas” terão espancando o casal, refere o “El Mundo.”

Pelas 19h desta tarde (18h em Lisboa), realiza-se uma manifestação de apoio à comunidade LGTBI em Berga. Centenas de pessoas prometem aderir à iniciativa.