Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Carro-bomba causa pelo menos seis mortos na Somália

SAID YUSUF WARSAME/EPA

A explosão ocorreu esta segunda-feira de manhã junto a um hotel numa rua movimentada da capital do país, Mogadíscio. Um grupo ligado à Al-Qaeda tem levado a cabo este tipo de ataques no país

Pelo menos seis pessoas morreram e quatro ficaram feridas na explosão de um carro-bomba junto a um hotel situado numa rua movimentada de Mogadíscio, esta segunda-feira de manhã. A deflagração ocorreu junto ao Hotel Weheliye, que acabou por ficar intacto enquanto um edifício vizinho foi atingido.

O atentado não foi reivindicado de imediato, mas o grupo extremista Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda, tem levado a cabo ataques contra hotéis na capital somali, um dos quais causou 26 mortos em janeiro.

Apesar de ter sido repelido da maior parte das posições que possuía no sul e centro da Somália, o Al-Shabab continua a organizar atentados por todo este país do Leste Africano. Nos últimos anos tem atacado postos de controlo e instalações militares somalis e da força multinacional da União Africana.

Horas antes do ataque desta segunda-feira junto ao hotel, um miniautocarro tentou avançar sobre um posto de controlo. A polícia disparou contra o condutor, que morreu dentro da viatura, a qual explodiu.