Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Republicanos obtêm primeira vitória na eliminação do Obamacare

Estudantes de Medicina manifestaram-se a 30 de janeiro em Nova Iorque contra a morte anunciada do Obamacare

JUSTIN LANE / REUTERS

Congresso aprova legislação que dita a morte do plano de saúde criado em 2010 pela administração do ex-Presidente dos EUA Barack Obama, conhecido como Obamacare

O partido Republicano obteve uma primeira vitória na sua tentativa de eliminar o plano de saúde do ex-Presidente dos EUA Barack Obama, noticia esta quinta-feira a Associated Press.

O partido do Presidente, Donald Trump, fez aprovar, na Comissão de Finanças do Congresso, uma medida que anula a aplicação de penalizações fiscais às pessoas que não tenham seguro de saúde.

A legislação põe também fim a subsídios baseados no rendimento que o Governo dava às pessoas para apoiar a contratação desses seguros.

Em vez disso, a lei cria créditos fiscais sobretudo baseados na idade.

A Comissão de Finanças aprovou o pacote legislativo na madrugada desta quinta-feira, após um debate que durou todo o dia de quarta-feira e ficou marcado por confrontos verbais entre republicanos e democratas.

  • Republicanos anunciam projeto-lei para revogar e substituir o Obamacare

    Pelo menos quatro senadores republicanos já garantiram que não aceitam algumas alíneas do novo programa de cuidados de saúde, que os democratas dizem servir apenas para encher os bolsos dos mais ricos e das seguradoras privadas à custa das famílias norte-americanas. Se três republicanos do Senado votarem contra o Trumpcare, este terá de ser alterado e voltar a debate na Câmara dos Representantes