Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Presidenciais francesas. Macron soma apoio de peso

IAN LANGSDON/EPA

O socialista Bertrand Delanoe, ex-presidente da Câmara de Paris, tornou público que está ao lado do candidato liberal independente, que considera o melhor colocado para impedir Marine Le Pen de chegar ao Eliseu

Emmanuel Macron conquistou esta quarta-feira um importante aliado para chegar ao Eliseu, depois de o ex-presidente da Câmara de Paris, o socialista Bertrand Delanoe, tornar público que apoia o candidato liberal independente, que considera o melhor colocado para travar Marine Le Pen, líder da extrema-direita, nas presidenciais francesas.

Aos microfones da rádio France Inter, Delanoe disse que que não votará no candidato oficial do seu partido, Benoit Hamon, apelando ao eleitorado que avalie de que forma pode, na primeira volta das eleições,“evitar um desastre na segunda”.

O que mais o “atormenta”, confessa, é que dentro de dois meses a ideologia e os métodos da extrema direita governem a França.

Bertrand Delanoe elogiou as medidas a favor da “justiça social” incluídas na plataforma de Macron, ao mesmo tempo que sublinhou a dificuldade do candidato escolhido pelos socialistas para unir a esquerda e a sua incapacidade para “produzir um verdadeiro progresso social”.

As mais recentes pesquisas de opinião apontam Macron e Marine Le Pen como os candidatos mais bem colocados para vencer a primeira volta das presidenciais, a 23 de abril, garantindo a ida à segunda volta, a 7 de maio.