Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Famosa formação rochosa desabou em Malta

Sascha Steinbach/GETTY

A 'Janela Azul' de Malta não resistiu à erosão natural. Famosa formação rochosa foi cenário de filmes como “O Conde de Monte Cristo” e a série “Guerra dos Tronos”

Uma das mais conhecidas formações rochosas, a 'Janela Azul' de Malta desabou esta terça-feira na sequência de uma tempestade. O arco da estrutura ruiu face às condições climatéricas adversas, depois de vários especialistas terem alertado para os riscos da erosão.

O primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, classificou o colapso como “desolador”. “Vários estudos encomendados ao longo dos anos indicavam que este marco seria duramente atingido pela erosão natural, que era inevitável. Esse dia triste chegou”, declarou Joseph Muscat.

O estudo mais recente, em 2013, já advertia para os perigos da erosão, embora não apontasse para o risco iminente de colapso da formação rochosa. Os geólogos admitiam inclusivamente que a estrutura poderia durar mais algumas décadas, refere o “Guardian”.

Recentemente, as autoridades de Malta tinham anunciado multas para os turistas que pisassem o arco que foi cenário de filmes como “O Conde de Monte Cristo” e a série “Guerra dos Tronos”