Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Produtores espanhóis impedidos de venderem vinho azul

“O nosso objetivo era claramente oferecer algo às pessoas que procuram um vinho um pouco divertido e louco. O problema é que estávamos a tentar revolucionar uma indústria que funciona há séculos sem fazer qualquer mudança – e eles controlam as regras do jogo”, refere um dos produtores do País Basco

A originalidade dos produtores do País Basco que ousaram inovar colocando no mercado um “vinho azul” foi punida com uma multa determinada pelo Ministério da Agricultura espanhol, que considera que estavam a violar a regulamentação vinícola.

A cor azul não é aprovada segundo as normas europeias e a Gïk, empresa por detrás do vinho, foi obrigada a mudar a designação dos rótulos para poderem continuar a vender a bebida.

“Na verdade, nenhum de nós gostava mesmo de vinho normal, que vem com demasiadas normas, tais como poder ser bebido ou não com gelo”, afirmou Taig Mac Carthy, um dos cofundadores da Gïk, em declarações citadas pelo “The New York Times”.

“O nosso objetivo era claramente oferecer algo às pessoas que procuram um vinho um pouco divertido e louco. O problema é que nós estávamos a tentar revolucionar uma indústria que funciona há séculos sem fazer qualquer mudança – e eles controlam as regras do jogo”, acrescentou.

Desde que começaram a produzir o “vinho azul” em 2015, a empresa já havia vendido mais de 120 mil garrafas, mais de metade para países fora da União Europeia, como o Japão, Coreia do Sul e Brasil.

A bebida conta com teor alcoólico de 11,5 graus e a cor azul neon foi obtida com recurso a corante índigo e antocianina, um pigmento da casca da uva.

A Gïk foi forçada a suspender a produção do vinho durante mais de dois meses e mudar a designação dos rótulos.

Os produtores indicaram que tencionam apelar da decisão e lançar uma petição na internet para que sejam reconhecidos vinhos de outras cores.

Em 2008, uma outra produtora espanhola fora multada por produzir uma “cava dourada” obtida através da adição de partículas douradas a vinho espumante.