Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Maioria dos franceses considera a Frente Nacional um perigo para a democracia

MOHAMED AZAKIR / Reuters

Sondagem divulgada no “Le Monde” revela, porém, que o partido de extrema-direita conquistou seguidores, com 32% dos inquiridos a dizer estarem decididos a votar em Marine Le Pen para Presidente ou, pelo menos, a pensar nisso

A maioria dos franceses considera a Frente Nacional (FN) uma ameaça para a democracia, revela uma sondagem divulgada esta terça-feira. Dizem-no 58% das pessoas ouvidas, o que representa uma subida de 10% face à percentagem que afirmava o mesmo em 2012.

Segundo a consulta publicada no “Le Monde”, as opiniões negativas são mais frequentes entre os cidadãos acima dos 65 años (63%) e as mulheres (62%).

A sondagem mostra, no entanto, que a FN conseguiu conquistar seguidores, com 33% dos franceses a manifestarem estar de acordo com as políticas defendidas pelo movimento da extrema-direita, ou seja, mais 2% que em 2015.

Em relação às próximas presidenciais, 32% diz estar decidido a votar em Le Pen ou, pelo menos, a considerar essa hipótese.

Marine Le Pen, recorde-se, lidera as intenções de voto no que diz respeito à primeira volta. Ainda assim, as sondagens vaticinam também que será a candidata derrotada na segunda volta.