Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Famoso transexual contesta marcha-atrás de Trump na norma que protegia estudantes transgénero

Num vídeo partilhado nas redes sociais, o Presidente dos Estados Unidos é diretamente desafiado por Caitlyn Jenner: “De um republicano para outro, digo-lhe: isto é um desastre que deve ser corrigido. Prometeu proteger a comunidade LGTBI. Telefone-me”

Juntando-se às vozes que criticam a decisão de Donald Trump revogar a norma que permitia aos estudantes transgénero escolherem nas escolas públicas dos Estados Unidos que casa de banho usar, Caitlyn Jenner, um conhecido transexual norte-americano, usou a rede social Instagram para se manifestar.

Na mensagem que acompanha o vídeo que também partilha, Caitlyn – antes Bruce Jenner, ex-campeão olímpico (Montreal, 1976) e figura mediática – dirige-se diretamente aos estudantes transgénero: “Vocês estão a ganhar. Sei que hoje não parece assim e que não parece assim todos os dias, mas estão a ganhar. E vão continuar a ganhar tanto, que ainda se vão enjoar de tanto ganhar. Muito em breve ganharemos a liberdade total no país todo”.

No vídeo onde Caitlyn Jenner critica a decisão anunciada esta semana pela equipa de Trump, o Presidente é diretamente desafiado: “De um republicano para outro, digo-lhe: isto é um desastre que deve ser corrigido. Prometeu proteger a comunidade LGTBI. Telefone-me”.

Jenner, pai de duas das famosas irmãs Kardashian, assumiu a sua identidade feminina, como transgénero, em 2015.