Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Forças iraquianas retomam duas localidades ao sul de Mossul

As forças iraquianas retomaram duas localidades situadas no sul de Mossul no âmbito das operações lançadas este dominfo para reconquistar a parte ocidental da cidade, nas mãos do Estado Islâmico

O general Abdoulamir Yarallah anuncia este domingo, em comunicado, a tomada de Athbah e de Al-Lazzagah por unidades das forças de resposta rápida do Ministério do Interior e da polícia iraquiana.
Estas duas localidades são as últimas antes do aeroporto de Mossul, ainda controlado pelo Estado Islâmico. O aeroporto, atualmente desativado, e a base militar adjacente, estão situados na periferia sul de Mossul, junto à margem leste do rio Tigre, que atravessa a cidade.
A situação não evoluiu nas últimas semanas na frente sul, onde as forças iraquianas envolvidas esperavam a conclusão das operações de reconquista de Mossul-leste, retomada aos islamitas em janeiro.
Este domingo, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anuncia o lançamento de operações militares para recuperar a parte ocidental da cidade de Mosul controlada pelo grupo radical.
O exército iraquiano e as forças curdas lançaram no passado dia 17 de outubro uma ofensiva para libertar Mosul, controlada pelos 'jihadistas' desde junho de 2014, e conseguiram o controlo da parte leste da cidade em janeiro, após semanas de combates intensos.
O primeiro-ministro iraquiano tinha inicialmente prometido que Mossul seria retomada até ao final de 2016, mas recentemente referiu-se a um prazo de mais três meses