Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Moscovo espera diálogo ainda mais intenso com Washington

JOHAN ORDONEZ/GETTY IMAGES

MNE russo disse esperar que o diálogo com os EUA seja aprofundado quando se confirmarem todas as ligações da Administração que se ocupam de assuntos de política externa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, manifestou-se este domingo convencido de que o diálogo com a administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será mais intensa quando ficar completa a sua equipa para a política externa.

"Estou seguro de que o nosso diálogo com o Governo de Donald Trump, que já começou, continuará e será mais intenso uma vez que se confirmem todas as ligações da Administração que se ocupam de assuntos de política externa", afirmou o ministro russo em entrevista à cadeia de televisão NTV.

Lavrov adiantou ainda que se encontra atualmente em processo de estudo o lugar e a data do seu primeiro contacto com o novo secretário de Estado norte-americano, Tex Tillerson, que segundo algumas informações não confirmadas poderia ocorrer na próxima semana na Alemanha.

O ministro disse ter já havido outro tipo de contactos sobre assuntos de cooperação política e militar entre a Rússia e os Estados Unidos e manifestou a sua confiança em que os dois países voltem a coordenar as suas ações em luta contra o terrorismo na Síria.

"Estou convencido de que Donald Trump é completamente sincero quando diz que está decidido a derrotar [o autoproclamado] Estado Islâmico. Estamos dispostos a cooperar com ele", acrescentou.