Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Política e imigração chegam ao Super Bowl através da publicidade

TIMOTHY A. CLARY/GETTY

Da plataforma de alojamentos Airbnb à cerveja Budweiser, passando pelo especialista em materiais de construção 84 Lumber, todos aproveitaram a final do campeonato de futebol norte-americano para difundir anúncios com mensagens alusivas ao seu apoio à imigração nos EUA

O anúncio de 30 segundos da Airbnb, exibido durante o Super Bowl este domingo, mostra uma série de pessoas de diferentes etnias, géneros e idades, com a seguinte mensagem: “Não importa quem és, e de onde és, quem amas e em quem acreditas, todos nós temos o nosso lugar” [“No matter who you are, where you're from, who you love or who you worship, we all belong”].

A plataforma de reservas de alojamento em casas particulares foi uma das diversas marcas apresentaram as suas posições políticas através das respetivas publicidades no Super Bowl, com a política de imigração de Donald Trump a ser um tema recorrente.

O investimento em publicidade na final do futebol norte-americano (em 2016 foi vista por 111,9 milhões de telespectadores) é de tal forma elevado que a polémica e a política ficam normalmente de fora dos anúncios. Mas este domingo várias marcas mudaram de atitude.

A publicidade da Airbnb foi considerada a mensagem mais forte, ao reagir ao decreto assinado há mais de uma semana pelo Presidente norte-americano Donald Trump, que proibe temporiamente a entrada no país de cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

A Airbnb lançou, nesta ocasião, a palavra-chave “#weaccept” (“nós aceitamos”).
Alguns instantes depois da difusão da publicidade na estação de televisão Fox, o diretor geral da Airbnb Brian Chesky publicou uma mensagem na rede social Twitter.

“Vamos contribuir com quatro milhões de dólares nos próximos quatro anos para o Comité Internacional de Socorro”, uma organização não-governamental que ajuda refugiados no mundo, “para atender às necessidades dos deslocadas no mundo”, escreveu.

A marca de cerveja norte-americana Budweiser consagrou o seu espaço publicitário durante o Super Bowl à evocação de um dos seus fundadores –Adolphus Busch –, e o seu percurso de imigrante alemão nos Estados Unidos.
A marca 84 Lumber, especialista em materiais de construção, difundiu uma publicidade que mostra o percurso de uma menina que tenta atravessar na clandestinidade o que parece ser a fronteira entre o México e os Estados Unidos.

A publicidade difundida na Fox mostra apenas a primeira parte do percurso da rapariga e convida a ir até ao site da 84 Lumber para ver o resto. O filme publicitário integral mostra dois migrantes que se deparam com um muro, fazendo lembrar o muro que Trump quer construir ao longo da fronteira com o México. Os dois finalmente encontram uma porta que Conseguem abrir.
De seguida, surge a mensagem: “A vontade de vencer é sempre bem-vinda aqui”.

Igualmente no registo da imigração, a empresa de viagens online Expedia mostra uma mulher que percorre o mundo para socorrer migrantes e ajudar os mais necessitados. O filme publicitário já tinha sido difundido nos Estados Unidos no dia da cerimónia da tomada de posse de Donald Trump como Presidente dos EUA.

Nas redes sociais, as publicidades suscitaram reações maioritariamente positivas, mesmo quando várias mensagens foram bastante críticas.

Os New England Patriots venceram sensacionalmente a 51.ª edição do Super Bowl, ao baterem os Atlanta Falcons por 34-28, após o primeiro prolongamento de sempre e depois de estarem a perder por 25 pontos, em Houston, Texas.