Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Luiz Edson Fachin será o novo relator da Operação Lava-Jato

EVARISTO SA/GETTY

Edson Fachin vai liderar as investigações dos 40 inquéritos no âmbito da Operação Lava-Jato. O nome foi escolhido aleatoriamente, esta quinta-feira

Luiz Edson Fachin será o novo relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal do Brasil, sucedendo a Teori Zavascki, que morreu no passado dia 19 num acidente aéreo.

O nome foi escolhido esta quinta-feira, de forma aleatória, através de um sorteio eletrónico entre ministros do Supremo Tribunal de Justiça brasileiro, refere o jornal “Folha de S.Paulo.”

Edson Fachin passará a liderar as investigações dos 40 inquéritos no âmbito da Operação Lava-Jato, sobre um alegado esquema de corrupção envolvendo a petrolífera estatal Petrobras e políticos, sublinha o “Globo.”

Foi no passado dia 19 de janeiro que Teori Zavascki, o relator da Operação Lava-Jato, morreu num acidente aéreo em Paraty, no Rio de Janeiro, quando faltava pouco tempo para homologar as delações premiadas, ou seja decidir a diminuição da pena a réus em troca da cedência de informações relevantes no âmbito do processo.

Teori Zavascki esteve também envolvido noutras situações importantes, como quando decidiu não anular o processo de destituição de Dilma Rousseff.