Casa Branca: muro será pago com imposto de 20% sobre importações mexicanas
26.01.2017 às 21h12
SHAWN THEW/EPA
Esta taxa vai gerar 10 mil milhões de dólares por ano e, desta forma, os Estados Unidos “vão conseguir facilmente pagar o muro”
É o mais recente desenvolvimento nas tensões entre o Donald Trump e Enrique Peña Nieto, Presidente mexicano. Esta quinta-feira, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, anunciou que os Estados Unidos vão criar um imposto de 20% sobre os bens importados do México, para garantir o pagamento do muro na fronteira entre os dois países.
Sean Spicer acrescentou que este imposto faz parte de um plano abrangente de reforma tributária e que poderá incluir outros países, escreve a CNN.
Com a entrada em vigor desta taxa, de acordo com Spicer, os EUA terão um lucro de “10 mil milhões de dólares (9,4 mil milhões de euros) por ano e facilmente vão conseguir pagar o muro”.
Porém, este imposto não pode ser aplicado imediatamente, uma vez que está em vigor o Tratado de Comércio Livre entre EUA, Canadá e México, o designado NAFTA, assinado há mais de duas décadas.
Pelas contas dos líderes republicanos no Congresso, o muro que o Presidente norte-americano, Donald Trump, quer construir na fronteira com o México poderá custar entre 12 mil milhões e 15 mil milhões de dólares (11 a 14 mil milhões de euros).