Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Incidente em central nuclear belga. Um ferido grave

JOHN THYS / AFP / Getty Images

Reator parou automaticamente após incidente que provocou um ferido grave. “Estamos a analisar as causas do incidente que se registou na terça-feira”, disse à agência France Presse um porta-voz da empresa que administra a central nuclear de Doel

O reator nuclear belga Doel 4, localizado próximo da fronteira com a Holanda, parou de funcionar automaticamente após um incidente na central nuclear provocando um ferido grave, disse esta quarta-feira um porta-voz da empresa à agência France Presse.

"Estamos a analisar as causas do incidente que se registou na terça-feira. A central parou de funcionar automaticamente através de um mecanismo de segurança", disse o porta-voz da empresa que faz a gestão do Doel 4, filial da companhia francesa Engie.

"A paragem provocou a libertação de vapor de água numa sala de máquinas onde se encontrava um funcionário", afirmou acrescentando que o indivíduo ficou ferido tendo recebido tratamento hospitalar.

O Doel 4 é o mais recente de quatro reatores da central situada a 25 quilómetros a norte de Anvers, construídos em meados dos anos oitenta depois da instalação dos dois primeiros reatores, na década anterior.

O funcionamento da central nuclear belga tem sido criticado sobretudo pela Alemanha, país que tem vindo progressivamente a abandonar a produção de energia nuclear.