Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Morreu o cantor George Michael

George Michael

Tinha 53 anos e terá morrido de paragem cardíaca, mas só depois da autópsia se saberá, de facto, qual a causa. Agente diz que morte foi inesperada

Ana Baptista

Ana Baptista

Jornalista

O cantor George Michael morreu este domingo aos 53 anos, avança a BBC, citando declarações do agente do músico inglês.

"É com grande tristeza que confirmamos que o nosso amado filho, irmão e amigo George Michael faleceu pacificamente em casa neste período de Natal", disse em comunicado.

Inicialmente, as causas da morte não foram reveladas, com o agente a acrescentar apenas nesse mesmo comunicado que "não haverá mais comentários neste momento" e a pedir que respeitem a privacidade da família "neste momento difícil e emocional".

Mas mais tarde, o manager do cantor, Michael Lippman, disse à revista Billboard que George Michael teve uma paragem cardíaca, mas que foi inesperada. Aliás, um dos representantes do músico disse ao site de entertenimento TMZ que ele "não estava doente".

Lippman contou ainda que George Michael foi encontrado na sua cama, "deitado pacificamente". Ainda assim, terá sido chamada uma ambulâcia, para confirmar a morte, e consequentemente a polícia que não desconfia de circunstâncias suspeitas, mas está a tratar a morte do artista como inexplicável e que por isso irá avançar para uma autópsia.

“A polícia de Thames Valley foi chamada a uma propriedade em Goring-on-Thames pouco depois das 14h00 do dia de Natal. Infelizmente, foi confirmada, no local, a morte de um homem de 53 anos. Neste momento a morte está a ser tratada como inexplicável, mas não suspeita. A seu tempo será feita uma autópsia. Não haverá mais atualizações da parte da polícia de Thames Valley até que a autópsia esteja concluída", disseram em comunicado, citado pela Billboard.

George Michael, de descendência grega, nasceu Georgios Kyriacos Panayiotou no norte de Londres. A sua carreira começou nos anos 80 ao lado de um amigo de escola. Os dois formaram a banda Wham, que ficou conhecida por canções como Wake Me Up Before You Go-Go, I Want Your Sex ou Freedom.

Quando a banda cessou atividade, em 1986, o músico prosseguiu uma carreira a solo, igualmente bem sucedida. Aliás, foi logo no final de 1987 que George Michael lançou um dos seus temas mais conhecidos: Faith. A canção de Natal, Last Christmas, uma das mais conhecidas de sempre desta época, foi outro dos seus grandes sucessos.

No total, em quase 40 anos de carreira, vendeu mais de 100 milhões de álbuns e ganhou dois Grammy. Atuou apenas uma vez em Portugal, em 2007, no Estádio Municipal de Coimbra, por ocasião dos 25 anos de carreira.

A notícia da sua morte parece inesperada dado que, diz a BBC, no início deste mês foi anunciado que estaria a trabalhar num álbum novo. Além disso, diz o The Guardian, o álbum Listen Without Prejudice Vol. 1, de 1990, estava para ser reeditado acompanhado de um filme que contaria com a participação de Stevie Wonder, Elton John, das modelos que entraram no video de Freedom, e ainda por Mark Ronson, Mary J Blige, Tony Bennett, Liam Gallagher, James Corden and Ricky Gervais.

O filme, escreve ainda o The Guardian, seria narrado por George Michael.

(Notícia atualizada com mais informações sobre as possíveis causas da morte)