Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Novas drogas fazem disparar número de mortes nos EUA

John Moore / Getty Images

Assim que uma substância é banida, surge outra ligeiramente diferente disponível para ser adquirida pela internet. Os responsáveis norte-americanos dizem que a invasão das novas drogas sintéticas vem sobretudo da China. Pequim desmente

Cerca de 90 norte-americanos estão a morrer diariamente devido a overdoses de opeácios, segundo números divulgados pela Associated Press, que indica que a rápida proliferação de opeácios sintéticos está a criar um nível de mortes inédito no país.

A agência de notícias indica que a profusão destas novas drogas sintéticas está ser tão rápida que leva o Organismo para o Combate às Drogas norte-americano a considerá-las como um tipo totalmente diferente de narcóticos.

A maioria das drogas do tipo fentanil vem sobretudo da China, segundo indicam os responsáveis norte-americanos, algo que é contudo contestado pelo regime de Pequim.

O problema passa pelo facto de constantemente estarem a ser criadas novas drogas que podem ser adquiridas pela internet. Assim que uma é ilegalizada, os químicos sintetizam outra ligeiramente diferente e por isso ainda tecnicamente legal.