Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Trump supera os 270 votos no Colégio Eleitoral e garante a vitória nas eleições

Joe Raedle

Donald Trump será empossado a 20 de janeiro, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington

Donald Trump conseguiu esta segunda-feira os 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para ser formalmente eleito Presidente dos Estados Unidos da América, segundo as agências internacionais de notícias.

Nas eleições presidenciais norte-americanas, o voto dos eleitores é indireto e vai para um Colégio Eleitoral, solução estabelecida na Constituição dos Estados Unidos e na 12.ª Emenda (adotada em 1804).

O Colégio é constituído por delegados representativos dos 50 estados norte-americanos, e da capital federal, Washington, que conta com três "grandes eleitores".

Cada estado federal tem direito a um determinado número de "grandes eleitores", distribuição que depende da população do estado e da sua representatividade, no Congresso norte-americano.

  • Congresso é o último obstáculo a separar Trump da Casa Branca

    Presidente eleito dos EUA conseguiu 304 votos favoráveis no Colégio Eleitoral – apenas dois grandes eleitores do Texas se rebelaram contra o candidato republicano que venceu as eleições de novembro. Para 6 de janeiro está marcada a sessão formal em que o vice-presidente dos EUA e presidente do Senado, Joe Biden, terá de confirmar os resultados do colégio e perguntar aos membros das duas câmaras se têm objeções a apresentar