Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tensão entre China e EUA: americanos exigem devolução de drone apreendido pela marinha chinesa

O aparelho foi encontrado em águas internacionais no mar do Sul da China

Um navio de guerra da marinha chinesa apreendeu um drone submarino dos Estados Unidos, desencadeando um protesto diplomático formal por parte das autoridades norte-americanas, que exigem a devolução do aparelho, revelou um oficial da Defesa em declarações à agência noticiosa Reuters esta sexta-feira.

O drone pertencia a uma embarcação oceanográfica dos EUA e no momento em que foi capturado pelos chineses estaria a explorar águas internacionais, para recolher dados sobre salinidade, temperatura e claridade da água. O oficial, que pediu para não ser identificado, explicou que esta pesquisa militar é legal. Acrescentou ainda que o aparelho “possui imunidade soberana, claramente marcado em inglês para não ser retirado da água e que é propriedade dos EUA”.

O incidente, o primeiro do género na história recente, ocorreu na quinta-feira, a noroeste da baía de Subic, quando o navio USNS Bowditch, que realiza pesquisas oceanográficas, estava prestes a recuperar o veículo submerso não-tripulado, informou o oficial, que não quis ser identificado.

O Pentágono já confirmou o sucedido. Jeff Davis, porta-voz desta entidade, referiu que o drone pertence aos EUA, “está claramente marcado como nosso e nós gostaríamos de o ter de volta e que esta situação não se voltasse a repetir”.

Notícia atualizada às 18:52