Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

ONU atribui um indicativo móvel internacional ao Kosovo

Kosovo recebeu esta quinta-feirao indicativo internacional móvel, o mais importante reconhecimento da ONU desde a declaração da independência em 2009

A Agência das Nações Unidas para as Tecnologias da Informação e da Comunicação atribuiu o código +383 ao Kosovo para chamadas fixas dentro do país. O indicativo fica ativo esta quinta-feira, segundo fontes governamentais anunciadas pela Associated Press.

O Kosovo conseguiu o seu próprio código devido ao acordo com a Sérvia. As negociações levadas a cabo pela União Europeia regulam as relações entre os dois países desde a altura em que a Sérvia deixou de reconhecer o Kosovo como sua antiga província no final de 2008.

Apesar de já haver um indicativo associado ao país, as redes telefónicas ainda permitem o uso do código do Mónaco (+377) e o da Eslovénia (+386).

Antigamente, os telefones fixos do Kosovo tinham o código +381 que a União Internacional das Telecomunicações concedeu à antiga Jugoslávia. Este foi, posteriormente, também utilizado pela Sérvia.