Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ministro chileno criticado após ter recebido uma boneca insuflável

O brinde foi oferecido pelo presidente da Associação de Exportadores do Chile. Governante já foi obrigado a vir a público pedir desculpas

O ministro da Economia do Chile, Luis Felipe Cespedes, foi surpreendido na terça-feira com um presente no mínimo caricato: uma boneca insuflável, que incluía um cartão com a frase “Para estimular a economia”. Apesar de ter sido apanhado desprevenido foi com um sorriso que o governante recebeu o brinde durante a gala da Associação de Exportadores do Chile.

A reação gerou uma chuva de críticas nas redes sociais, nomeadamente da Presidente da República chilena, Michelle Bachelet, que sublinhou que a luta pelo respeito das mulheres tem sido uma das prioridades essenciais dos seus governos.

Em resposta, Luis Felipe Cespedes reconheceu que o episódio não se coaduna com o “respeito pela dignidade das mulheres”.

Também o presidente da Associação de Exportadores do Chile lamentou a polémica, através de uma declaração na sua conta do Twitter. “Pedimos perdão. Eu tenho mulher, filhas e netas. Jamais a intenção foi gerar violência contra a mulher”, afirmou o responsável.