Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Lançado alerta de tsunami no Pacífico

Ilhas Salomão, Vanuatu, Nauru, Papua Nova Guiné, Nova Caledónia e Estados da Micronésia também poderão ser afetados nas próximas três horas

Helena Bento

Jornalista

Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter abalou esta quinta-feira as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul. Foi lançado um alerta de tsunami para a região.

De acordo com o Centro de Tsunamis do Pacífico (PTWC), as Ilhas Salomão, Vanuatu, Nauru, Tuvalu, a Papua Nova Guiné, a Nova Caledónia e os Estados da Micronésia também poderão ser afetados nas próximas três horas. “Ondas gigantes, perigosas e generalizadas são possíveis” nestas ilhas do Pacífico Sul, referiu o Instituto Geológico dos Estados Unidos da América.

O abalo registou-se às 4h38 da madrugada de sexta-feira (17h38 desta quinta-feira em Portugal continental), a uma profundidade de 40 quilómetros, com epicentro localizado a 68 quilómetros de Kirakira, a principal cidade da ilha de Makira.

Este sismo ocorre horas depois de um outro abalo, de magnitude 6,5 na escala de Richter, ter atingido a costa norte da Califórnia, nos Estados Unidos da América.