Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Trump é a personalidade do ano para a “Time”

Drew Angerer/GETTY

Depois de Angela Merkel ter sido eleita em 2015, a revista “Time” elegeu desta vez Donald Trump como a personalidade do ano

Donald Trump foi eleito pelos editores da “Time” como a personalidade mais influente de 2016, anunciou hoje a revista. “Esta é a 90.ª vez que escolhemos uma figura de grande influência, pelo bem ou pelo mal, pelos acontecimentos do ano. E este ano: foi pelo melhor ou pelo pior? No caso de Donald Trump, o desafio é perceber como o país se divide sobre esta questão”, explica a revista.

No editorial, a “Time” escreve que os apoiantes e críticos de Trump vão perceber juntos se aquilo que o então candidato defendeu durante a campanha corresponde de facto ou não àquilo que ele acredita.

“Para lembrar à América que a demagogia se alimenta do desespero e que a verdade é tão poderosa quanto a confiança naqueles que a defendem, para dar mais poder a um eleitorado oculto, incorporando suas fúrias e transmitindo seus receios e para moldar a cultura política de amanhã, demolindo a de ontem, Donald Trump é a personalidade do ano para a Time”, conclui.

No título da capa pode ler-se “Donald Trump, o Presidente dos Estados Desunidos da América.”

O Presidente eleito dos Estados Unidos já reagiu à distinção, manifestando-se satisfeito com a mesma. “É uma grande honra, significa muito para mim”, afirmou Trump em entrevista à NBC.

Entre os finalistas da “Time” para a escolha da personalidade do ano estiveram a ex-candidata à Casa Branca, Hillary Clinton; o presidente turco Recep Erdogan; a cantora Beyoncé e os investigadores que descobriram a técnica de modificação genética CRISPR que promete revolucionar o tratamento do cancro.

Em 2016, Angela Merkel foi a personalidade escolhida pela “Time”, devido sobretudo à forma como geriu a crise dos refugiados.