Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Explosão em mina de carvão faz 32 mortos na China

REUTERS

Foi o segundo acidente do género só esta semana. A explosão de gás aaconteceu na cidade de Chifeng, na Mongólia. No interior da mina estavam 181 mineiros

As autoridades chinesas confirmaram este domingo a morte de 32 mineiros na sequência da segunda explosão mortal esta semana em minas de carvão na China, informou a agência Xinhua.
A explosão de gás atingiu a mina na cidade de Chifeng, na região da Mongólia interior, no sábado. Dos 181 mineiros que estavam a trabalhar no interior da mina, 149 conseguiram sair e os restantes ficaram soterrados e morreram, reportou a Xinhua.

Este incidente ocorreu horas depois de ter sido divulgada a morte de 21 mineiros que, na passada terça-feira, na sequência de uma explosão, ficaram presos durante vários dias no interior de uma mina de carvão na província de Heilongjiang, no norte da China.

Os acidentes nas minas de carvão são frequentes na China, com 171 mortos em 45 minas no ano passado, segundo dados oficiais.

As autoridades tomaram várias iniciativas para melhorar a segurança e a sinistralidade baixou consideravelmente nos últimos anos, mas muitas explosões continuam a verificar-se de forma ilegal em zonas rurais e sem as medidas de segurança básicas.