Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Forças iraquianas recuperam quatro localidades a nordeste de Mossul

ALAA AL-MARJANI/REUTERS

Depois de terem conseguido fazer entrar algumas unidades na cidade, pelo leste, os militares aproximam-se de Mossul pelo lado norte

O exército iraquiano recuperou este sábado quatro localidades que tinham sido ocupadas pelo autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) a nordeste da cidade de Mossul (norte), anunciou o centro iraquiano de coordenação das operações num comunicado.

Graças àquelas conquistas, as forças iraquianas, que já conseguiram fazer entrar algumas unidades em Mossul pelo leste, aproximaram-se da cidade pelo lado norte.

"A 16.ª divisão do exército libertou quatro localidades na frente norte (Khayraban, Abu Jarbuah, Darawich e Qulan Tappah) e içou a bandeira iraquiana nos edifícios após ter vencido o inimigo, que perdeu homens e equipamento", declarou o general Abdul Amir Yarallah, citado no comunicado.

As forças armadas iraquianas lançaram a 17 de outubro uma vasta ofensiva para recuperar aos 'jihadistas' a cidade de Mossul, o seu último grande bastião iraquiano.

As unidades de elite iraquianas entraram em bairros do leste da grande metrópole do norte do Iraque e continuam a avançar em direção ao rio Tigre, que divide Mossul em duas.

A oeste da cidade, as forças milícias xiitas que participam na ofensiva chegaram à periferia de Tal Afar e continuam a avançar, enquanto no flanco sul as forças iraquianas estão posicionadas a três quilómetros do aeroporto de Mossul.