Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Primeiro-ministro indiano favorito para Figura do Ano da “Time”

Chip Somodevilla/GETTY

A decisão final caberá como habitualmente aos editores da newsmagazine, mas quanto à preferência dos seus leitores não há margem para dúvidas, com Narendra Modi a surgir muito à frente de Julian Assange, Barack Obama ou Donald Trump

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi reúne a preferência dos leitores da “Time” como a figura mais marcante de 2016, com 18% dos votos.

A votação dos leitores apenas serve apenas para definir a lista de candidatos, pois a escolha final caberá, como habitualmente, aos editores da newsmagazine norte-americana.

Na lista deste ano surgem também o fundador da WikiLeaks Julian Assange, o Presidente cessante norte-americano Barack Obama, e o seu sucessor Donald Trump. Cada um destes obteve 7% dos votos.

A escolha é relativa à figura que mais se destacou durante o correwnte ano, indepentemente de ser por motivos positivos ou negativos.

Narendra Modi, o conservador hindú que desde 2014 está à frente do Governo indiano, continua a gozar de grande popularidade no seu país. Segundo uma sondagem realizada em setembro, Modi conta com o apoio de 81% da população indiana.

No entanto, Naranda Modi está atualmente envolvido na polémica decisão de ter retirado de circulação, em menos de 24 horas, as notas de 500 e de 1000 rupias – as de valor mais alto e que representavam 86% do dinheiro em circulação no país.

A medida foi apresentada em nome do combate à currupção, criminalidade e economia paralela, mas tem criado ums situação caótica no dia a dia dos indianos, e que ainda persiste cerca de três semanas depois do início da operação de recolha daquelas notas.