Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Cuba: Nove dias de luto nacional

ALEJANDRO ERNESTO

O Conselho de Estado de Cuba decretou nove dias de luto nacional. A rádio e a televisão do país só vão emitir “programação informativa, patriótica e histórica“ até ao meio-dia de 4 de dezembro. A bandeira de Cuba estará a meia haste em todos os edifícios públicos do país

O Conselho de Estado de Cuba decretou nove dias de luto nacional pela morte do ex-Presidente do país e líder histórico da revolução de 1959, Fidel de Castro.

O corpo de Fidel vai ser cremado este sábado e as cinzas percorrerão diversas cidades do país até serem depositadas em Santiago, a segunda maior cidade do país.

O site do “Granma”, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba, informa que durante a vigência do “luto nacional cessam todas as atividades e espetáculos públicos, e a bandeira nacional estará hasteada a meia haste em todos os edifícios públicos e militares”.

O luto é extensível à rádio e televisão que manterão uma “programação informativa, patriótica e histórica.

  • Uma foto de Fidel a fumar charuto faz a manchete do site do jornal NYT com o título “Fidel de Casro, líder cubano que derrotou os EUA, morre com 90”anos. O “The Washington Post” opta por titular: “Ditador cubano, bandeira espiritual da extrema esquerda política em todo o mundo, morre aos 90 anos