Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sismo de magnitude 7.0 atinge América Central

Não há danos a registar. O perigo da ocorrência de um tsunami também já foi afastado

Um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter atingiu esta quinta-feira a costa do Pacífico da América Central. O sismo teve epicentro no mar, a 10,3 quilómetros abaixo do fundo do mar e aproximadamente a 149 quilómetros de Puerto Triunfo em El Salvador. Simultaneamente, um furacão de categoria dois está também a atravessar a costa de Nicarágua e Costa Rica, escreve a Reuters.

O Centro Americano de Aviso de Tsunamis no Pacífico havia lançado o alerta para a possibilidade de ocorrência de um tsunami, mas entretanto esclareceu que os novos dados mostraram que o perigo já tinha passado.

Os serviços de emergência de El Salvador disseram na sua página do Twitter que não há registos de danos a nível nacional. Não obstante, pediram à população para se manter a pelo menos um quilómetro de distância da costa.

O Presidente de Nicarágua, Daniel Ortega, declarou estado de emergência na sequência do sismo e do furacão Otto, que está esta quinta-feira a atravessar a região e que já tinha obrigado à evacuação de milhares de pessoas.