Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Pelo menos 67 mortos em queda de plataforma de construção na China

CHINA DAILY/REUTERS

O acidente ocorreu nas obras que decorrem numa central elétrica e envolveu um número indeterminado de trabalhadores. As equipas de socorro tentam também resgatar vários feridos, presos nos escombros

Pelo menos 67 pessoas morreram na província de Jiangxi, na China, depois de uma plataforma de construção usada nas obras de uma central elétrica ter colapsado. O acidente aconteceu esta quinta-feira e várias outras pessoas ficaram presas nos escombros, conforme adianta a agência de notícias chinesa Xinhua.

A plataforma, montada para a contrução de uma torre de arrefecimento, cedeu cerca das 7h (hora local). Várias equipas de emergência deslocaram-se para a cidade de Fengcheng, tentando resgatar as vítimas, mas ao final da manha os trabalhos prosseguiam, sem ter sido possível confirmar oficialmente o número de trabalhadores envolvidos no acidente. Pelo menos 68 pessoas estariam no local.

Segundo as notícias que estão a ser veiculadas, um total de 32 carros de bombeiros e 212 militares foram enviados para Fengcheng.

Os acidentes industriais são muito comuns na China, apesar de o país ter vindo a endurecer a sua legislação em matéria de segurança no trabalho. A fiscalização é escassa e muitas empresas ignoram as normas, numa tentativa de obter maiores lucros.

Segundo dados oficiais, só em 2015 foram registrados 281 mil acidentes de trabalho na China, dos que resultaram 66.182 mortos. Algumas organizações não governamentais consideram, no entanto, que os número reais são bastante superiores.