Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

O americano que os amigos levaram às costas para conhecer a Europa

Colocado numa espécie de mochila especialmente concebida para o efeito, Kevan Chandler, que sofre de atrofia muscular espinal, pôde deambular pelo Velho Continente, no último verão, literalmente às costas de quatro amigos que se revezaram no transporte. Agora, quer alargar a experiência a outras pessoas imobilizadas

“Os meus amigos e eu explorámos Paris, andámos à boleia pela Inglaterra rural, escalámos a legendária ilha Skellig Michael. E fizémos tudo isso sem a minha cadeira de rodas! Usando uma mochila especialmente concebida para o efeito, na qual os meus amigos me transportaram – de outro modo nunca teria conseguido ir”.

Kevan Chandler, um norte-americano de 30 anos que sofre de atrofia muscular espinal e que graças ao auxílio de quatro amigos, que se revezaram para o transportar, conseguiu no verão passado cumprir o sonho ‘impossível’ de deambular pela Europa, relata a sua história no site da organização não lucrativa wecarrykevan.com (nóstransportamoskevan.com). E ali divulga o seu projeto de dar continuidade à iniciativa, permitindo que outras pessoas com deficiências idênticas consigam também realizar o sonho de ir conhecer o mundo.

A comovente viagem e o novo projeto são também apresentados numa página do Facebook.

Kevin pesa 30 quilos e antes da viagem os seus amigos e companheiros de jornada começaram a preperar-se fisicamente poderem levá-los às costas, transportando-o a sítios inacessíveis a alguém que habitualmente circula numa cadeira de rodas.

Agora, o protagonista desta história diz que está a escrever um livro e que pretende também avançar com um filme sobre a aventura, esperando com esses iniciativas obter apoios para que o seu projeto tenha continuidade.