Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Trump sugere Farage como embaixador, Londres responde que não há vaga

Jonathan Bachman / Getty Images

O Presidente eleito avançou com a inusitada sugestão de quem seria a figura adequada para embaixador do Reino Unido em Washington. Em resposta, o Governo britânico diz que o lugar já está ocupado

Após a polémica tentativa de ingerência de Donald Trump na nomeação do embaixador britânico em Washington, sugerindo para o cargo o impulsionador do Brexit Nigel Farage, o Governo britânico reagiu esta terça-feira fazendo saber que o lugar já está ocupado.

Donald Trump afirmou, num post na sua conta na rede social Twitter, que Nigel Farage, líder interino do eurocético Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), que liderou a campanha a favor do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), “faria um ótimo trabalho” como embaixador britânico em Washington, .

Na réplica, um porta-voz do número 10 de Downing Street, apontou esta terça-feira que o Reino Unido já tem um bom embaixador em Washington, Kim Darroch, e que “não há vaga”.

“Não há vaga. Já temos um excelente embaixador em Washington”, respondeu o Governo britânico ao comentário de Trump.

Entretanto, por seu lado, Farage disse à imprensa britânica sentir-se “muito lisonjeado” com a declaração do Presidente eleito dos Estados Unidos.