Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Navio britânico fez disparos de aviso para embarcação espanhola

GETTY

As autoridades de Gibraltar dizem que o navio entrou por diversas vezes, ao longo de um período de 48 horas, nas suas águas territoriais

Um navio patrulha britânico fez disparos de aviso, este domingo, para a embarcação Angeles Alvarino, pertencente ao Instituto Oceanográfico espanhol, que dizem ter ignorado os apelos para abandonar as suas águas territoriais em Gibraltar.

“A marinha real fez frente às ilegais incursões nas águas territoriais britânicas de Gibraltar. Nós apoiamos esta medida apresentando um protesto diplomático formal ao Governo espanhol”, indicou um porta-voz do Ministério da Defesa, citado pelo “The Guardian”.

As autoridades britânicas indicam que ao longo de um período de 48 horas a embarcação espanhola fez diversas incursões no seu território, não tendo respondido aos seus contactos e solicitações para se afastar do local.

Fabian Picardo, responsável ministerial para Gibraltar, indicou que ao longo do fim de semana manteve-se em contacto regular com o comandante das forças britânicas, que considerou “adequadas” as decisões táticas que tomaram.

As autoridades de Gibraltar indicam que incidentes “provocadores” semelhantes têm ocorrido por parte de embarcações espanholas, mas que é raro que a Marinha britânica chegue a efetuar disparos.