Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Merkel recandidata-se pela CDU à liderança da Alemanha

HANNIBAL HANSCHKE/REUTERS

As eleições alemãs deverão realizar-se no outono do próximo ano

A chanceler alemã, Angela Merkel, irá recandidatar-se pela União Democrata-Cristã (CDU) nas eleições do próximo ano, para tentar um quarto mandato, avançou hoje o jornal alemão “Bild”.

De acordo com a publicação, Merkel anunciou que está pronta a assumir o desafio da liderança pelo seu partido, que está reunido este domingo em Berlim.

O anúncio surgiu pouco depois de ter começado o encontro da direção do partido conservador, que marcou uma conferência de imprensa da sua líder para as 18 horas.

As eleições deverão realizar-se no outono do próximo ano.

Merkel, presidente da CDU desde 2000, assumiu as rédeas da primeira potência europeia em 2005, ao vencer nas urnas o social-democrata Gerhard Schröder.

De acordo com uma sondagem publicada hoje pelo jornal Bild, 55% dos alemães concorda que Merkel lidere o país numa quarta legislatura, 13 pontos mais do que os registados numa sondagem de agosto.

Se as eleições fossem hoje, segundo aquela sondagem realizada pelo instituto Emnid, a CDU e a CSU conseguiriam 33% dos votos, ficando nove pontos à frente dos sociais-democratas.

Com eles no Parlamento estariam, como agora, Os Verdes (12%) e A Esquerda (9%), entraria a Alternativa para a Alemanha (Afd), com 13% dos votos e regressariam os liberais do FDP com 5%.