Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Estado brasileiro condenado por fugas de informação no caso de evasão fiscal de Neymar

GUADALUPE PARDO/ Reuters

O futebolista terá direito a 80 mil reais (cerca de 22.300 euros), enquanto os seus pais serão indemnizados em 50 mil reais (quase 14 mil euros) casa um

O Estado brasileiro foi condenado a indemnizar o futebolista Neymar e os seus pais por fugas de informação à imprensa do processo que investiga uma alegada evasão fiscal do avançado do FC Barcelona.

Segundo a sentença de quarta-feira, publicada este sábado pelo portal brasileiro de notícias UOL, Neymar terá direito a 80 mil reais (cerca de 22.300 euros), enquanto os seus pais serão indemnizados em 50 mil reais (quase 14 mil euros) casa um.

A Justiça brasileira condenou ainda o Estado a pagar 18.000 reais (cerca de 5 mil euros) por custos judiciais, embora a condenação seja ainda passível de recurso.

Na sentença, refere-se que a imprensa teve acesso a informações confidenciais do processo administrativo "antes dos implicados terem sido notificados".

O processo em causa refere-se a uma alegada evasão fiscal de 63,6 milhões de reais (cerca de 17,7 milhões de euros) nas declarações de rendimentos de Neymar de 2011 e 2013, referentes à sua transferência do Santos para o FC Barcelona, um caso que também está a ser investigado pela Justiça espanhola.