Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mayor de Londres faz convite aos norte-americanos desiludidos

GETTY

“Se pessoas talentosas que vivem nos EUA querem vir para Londres, a minha mensagem é simples – Londres está aberta”, afirma Sadiq Khan

Em maio, o mayor de Londres disse à revista “Time” estar convicto de que a “perspetiva política de Trump não iria vencer na América”, mas enganou-se. Após a vitória do candidato republicano, Sadiq Khan afirma agora que os norte-americanos ou cidadãos estrangeiros desiludidos com o resultado eleitoral são bem-vindos em Londres.

“Se pessoas talentosas que vivem nos EUA querem vir para Londres, a minha mensagem é simples – Londres está aberta”, declarou esta quarta-feira o autarca londrino.

Sadiq Khan frisou que umas das perguntas mais procuradas no Google, desde o passado dia 10 de novembro, é “Como emigrar”. Logo após a vitória de Trump, o site dos serviços de imigração do Canadá ficou em baixo face ao elevado número de acessos. Foram também muitos os norte-americanos que procuraram informações sobre como emigrar para a Nova Zelândia.

Em entrevista à “Time” – poucos dias depois de ter sido eleito mayor de Londres –, Sadiq Khan alertou que “a visão ignorante de Donald Trump sobre o Islão poderia tornar ambos os países menos seguros”, havendo o risco de “alienar a maioria dos muçulmanos à volta do mundo e de colocá-los nas mãos dos extremistas”.

Por seu turno, Trump elogiou na altura o autarca londrino, garantindo que abriria exceções para a entrada de muçulmanos nos EUA e que Sadiq Khan seria bem-vindo no país.