Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

A palavra do ano está escolhida: ‘pós-verdade’

JEFF KOWALSKY/GETTY IMAGES

Para os editores dos dicionários Oxford, este é o termo que marca 2016, o que se explica pela influência dos acontecimentos políticos internacionais a que assistimos

Está escolhida a palavra do ano para a Oxford Dictionairies. “Pós-verdade” - no original, “post-truth” - é o termo que marca 2016, concluiram os editores dos conhecidos dicionários, o que em grande parte se explica por dois acontecimentos políticos com peso mundial: a saída do Reino Unido da União Europeia e a recente campanha de Donald Trump, nos Estados Unidos.

Para Casper Grathwohl, presidente da Oxford Dictionairies, a palavra pode tornar-se numa das que “definem a nossa era”, refletindo também a influência das redes sociais como fonte de informação. Em 2016 o uso da expressão cresceu qualquer coisa como 2000%.

Traduzido como um adjetivo que se aplica a circunstâncias em que os factos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que os apelos do foro emocional, a palavra terá sido usada pela primeira vez em 1992. Foi agora escolhida a partir de uma pequena lista de termos, selecionados por refletirem as tendências e eventos sociais, culturais, políticos, económicos e tecnológicos ao longo deste ano.