Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Republicanos mantêm Paul Ryan na liderança da Câmara dos Representantes

Zach Gibson/GETTY

Paul Ryan foi eleito por unanimidade pelos republicanos para ser o candidato oficial do partido para presidente da Câmara dos Representantes

Os republicanos eleitos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos decidiram terça-feira sem surpresas manter Paul Ryan na liderança da câmara baixa do Congresso norte-americano, depois da vitória do Partido Republicano nas eleições de 8 de novembro.

Sem a oposição dos ultra-conservadores do movimento Tea Party (a ala mais conservadora do Partido Republicano), Paul Ryan, de 46 anos, foi eleito por unanimidade pelos seus correligionários numa votação que decorreu à porta fechada no Capitólio, sede do Congresso norte-americano em Washington, para ser o candidato oficial do partido para o cargo de 'speaker' (presidente da Câmara dos Representantes), segundo uma fonte oficial republicana.

"É uma tremenda honra ser nomeado pelos meus colegas para servir como presidente da Câmara dos Representantes. Agora é hora de atuar em grande", escreveu Ryan na rede social Twitter, após a votação.

Ryan ocupa o papel de "speaker" desde outubro de 2015, após a saída precoce do anterior "speaker" Joe Boehner.

Nas eleições de 8 de novembro, os republicanos conseguiram garantir a maioria da câmara baixa da Congresso, mas também do Senado (câmara alta).