Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Governo britânico desmente falta de estratégia para o Brexit

GETTY

O desmentido surge em sequência da divulgação de um relatório em que um consultor do Governo britânico refere que podem ser precisos ainda mais seis meses para os ministros chegarem a acordo e que o trabalho adicional poderá requerer 30 mil funcionários suplementares

“Não nos revemos nestas afirmações”, indicou um porta-voz do Governo britânico à agência France Presse, a propósito da divulgação do relatório de um consultor do executivo, segundo o qual existe uma situação algo caótica entre os ministros de Theresa May relativamente ao Brexit.

Com o título “Atualização sobre o Brexit”, o documento datado de 7 de novembro indica que podem ser precisos mais seis meses para que os ministros cheguem a acordo quanto à estratégia a seguir para o processo de saída da União Europeia.

O consultor diz que, na ausência estratégia clara do Governo, os ministros estão a desenvolver projetos próprios.

No total, existem “mais de 500 projetos”, o que “excede a capacidade de os tratar rapidamente”, refere ainda o consultor, considerando que podem ser precisos mais 30 mil funcionários para o trabalho necessário.

O documento chama ainda a atenção para a alta probabilidade de que os responsáveis das maiores indústrias “apontem uma arma à cabeça do Governo” exigindo garantias semelhantes às concedidas à fabricante automóvel Nissan de que não serão penalizados pelo Brexit.

Theresa May prometeu dar início, até final de março, ao processo de saída da UE com a ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa. Até agora, a primeira-ministra britânica não apresentou pormenores sobre a sua estratégia para a concretização do Brexit.