Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Marine Le Pen diz que Trump “é a vitória do povo contra as elites”

FOTO © HEINZ-PETER BADER/REUTERS

A presidente da Frente Nacional mostrou-se numa entrevista à BBC satisfeita com a eleição de Donald Trump, afirmando que há um paralelo com a realidade política em França

A líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, considera que a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos da América (EUA) “é sobretudo a vitória do povo contra as elites”. “Ele tornou possível o que sempre foi apresentado como impossível”, comentou Le Pen em entrevista à BBC.

A líder nacionalista francesa crê que há um paralelo entre o que sucedeu nos EUA e o que pode acontecer em França, onde as sondagens apontam Marine Le Pen como provável primeira classificada na primeira volta das eleições presidenciais de abril de 2017, mas sem maioria absoluta.

Marine Le Pen acredita que “o povo possa virar o tabuleiro em que as elites estão a repartir entre si aquilo que deveria pertencer aos franceses”.

Marine Le Pen classifica a vitória de Trump como “uma pedra adicional na construção de um novo mundo”. “É preciso enquadrar este facto com a rejeição do Tratado europeu pelos franceses, o Brexit e a emergência de movimentos nacionalistas e patrióticos”, disse Le Pen à BBC.

“Todas estas eleições são quase referendos sobre a globalização selvagem que nos foi imposta”, comentou ainda a líder do partido nacionalista francês.