Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Putin felicita Trump e espera nova era nas relações com Washington

Sean Gallup

O Presidente russo é um dos primeiros líderes mundiais a felicitar oficialmente o milionário pelo eleição como Presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado que gostaria "de se dar bem" com Vladimir Putin

Cátia Bruno

Cátia Bruno

Jornalista

Um telegrama. Terá sido assim que o Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou Donald Trump pela sua eleição como chefe de Estado norte-americano, segundo dá conta a Associated Press.

O Kremlin reagiu oficialmente num comunicado, publicado na manhã desta quarta-feira. Nele, Putin diz esperar "poder trabalhar em conjunto para retirar as relações russo-americanas do seu atual estado de crise" e garante confiar que é possível construir um diálogo entre Moscovo e Washington "baseado em princípios de igualdade, respeito mútuo e reconhecimento das posições de cada um".

Donald Trump referiu-se a Putin várias vezes durante a campanha eleitoral, garantindo que seria mais capaz de restaurar as relações EUA-Rússia do que a adversária Hillary Clinton. Nos seus comentários mais recentes sobre o Presidente russo, o candidato republicano garantiu que uma presidência Trump seria melhor para garantir uma boa relação com a Rússia, dizendo que Putin o respeita. No entanto, o agora Presidente norte-americano também questionou: "Porque é que tenho de ser duro com Putin?"