Putin felicita Trump e espera nova era nas relações com Washington
09.11.2016 às 9h21
Sean Gallup
O Presidente russo é um dos primeiros líderes mundiais a felicitar oficialmente o milionário pelo eleição como Presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado que gostaria "de se dar bem" com Vladimir Putin
Um telegrama. Terá sido assim que o Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou Donald Trump pela sua eleição como chefe de Estado norte-americano, segundo dá conta a Associated Press.
O Kremlin reagiu oficialmente num comunicado, publicado na manhã desta quarta-feira. Nele, Putin diz esperar "poder trabalhar em conjunto para retirar as relações russo-americanas do seu atual estado de crise" e garante confiar que é possível construir um diálogo entre Moscovo e Washington "baseado em princípios de igualdade, respeito mútuo e reconhecimento das posições de cada um".
Donald Trump referiu-se a Putin várias vezes durante a campanha eleitoral, garantindo que seria mais capaz de restaurar as relações EUA-Rússia do que a adversária Hillary Clinton. Nos seus comentários mais recentes sobre o Presidente russo, o candidato republicano garantiu que uma presidência Trump seria melhor para garantir uma boa relação com a Rússia, dizendo que Putin o respeita. No entanto, o agora Presidente norte-americano também questionou: "Porque é que tenho de ser duro com Putin?"