Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Obama ligou a Trump a dar os parabéns. E convidou-o para ir à Casa Branca

CARLOS BARRIA/ Reuters

O ainda Presidente dos EUA diz em comunicado que ainda esta quarta-feir irá falar ao país e que tmabém já telefonou a Hillary Clinton a felicitá-la pela campanha que fez

Ana Baptista

Ana Baptista

Jornalista

Barack Obama já ligou a Donald Trump a felicitá-lo pela sua vitória nas presidenciais e convidou-o para um encontro na Casa Branca, esta quinta-feira.

"Diretamente da residência na Casa Branca, o Presidente telefonou a Donald Trump para o felicitar pela sua vitória", pode ler-se no comunicado da Casa Branca.

O mesmo documento acrescenta que o ainda Presidente convidou o seu sucessor para um encontro, já esta quinta-feira, para discutirem a sua chegada à Casa Branca, uma transição que Obama quer que seja "suave".

"O Presidente convidou o Presidente eleito para um encontro na Casa Branca, na quinta-feira, 10 de novembro, para o atualizar do plano de transição que a sua equipa tem vindo a preparar há já um ano. Assegurar uma transição suave do poder é uma das principais prioridades que o Presidente identificou no início do ano e uma reunião com o Presidente eleito é o próximo passo para isso", pode ler-se na mesma nota.

Obama "também ligou a Hillary Clinton, expressando-lhe a sua admiração pela campanha que realizou pelo país", acrescenta o documento. O ainda Presidente e apoiante de Hillary adianta ainda que esta quarta-feira "irá fazer um intervenção a partir da Casa Branca para discutir os resultados da eleição e os passos que o país deve dar para se unir depois desta muito disputada eleição".