Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hillary Clinton lidera votação popular

Darrian Traynor/GettyImages

A contagem dos votos não está fechada, mas a candidata democrata está em vantagem no que aos votos dos cidadãos diz respeito. As percentagens estão em 47,7% para Clinton e 47,5% para Trump

Não passará de um prémio de consolação, mas depois de perder a corrida presidencial para Donald Trump, em virtude da votação do colégio eleitoral, a candidata democrata pode garantir a vitória no voto popular. Ainda que o resultado eleitoral continue a ser apurado em estados como New Hampshire, Minnesota e Michigan, é Hillary Clinton quem está a liderar a escolha dos cidadãos.

Os resultados conhecidos até agora somam 59.623.047 para Clinton e 59.418.100 para Trump, de acordo com a CBS News e a CNN. Não são percentagens finais, mas o total de votos representa, para já, 47,7% contra 47,5%.

Entre os estados conquistados por Hillary Clinton, estão alguns dos considerados mais decisivos, como Nevada, Colorado e Virgínia, tendo o seu apoio eleitoral sido conquistado sobretudo nas grandes cidades.

A confirmar-se a vitória popular da candidata democrata, Trump poderá tornar-se o primeiro Presidente norte-americano a ocupar a Casa Branca sem o voto popular desde a eleição de George W. Bush sobre o também democrata Al Gore, em 2000.

notícia atualizada às 18h47