Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sondagens preveem vitória clara de Hillary

Justin Sullivan / Getty Images

Quatro sites de referência têm estado a apresentar as suas estimativas para os resultados eleitorais desta noite

Luís M. Faria

Jornalista

O site FiveThirtyEight, de Nate Silver (que na última eleição presidencial acertou nos vencedores em todos os cinquenta estados dos EUA), dava há duas horas as seguintes probabilidades de vitória: 71,4%para Hillary Clinton, 28,6% para Donald Trump.

Quanto ao Senado, uma parte essencial das eleições desta terça-feira – pois o resultado lá verificado determinará se Clinton vai poder ser uma Presidente ativa ou terá as suas iniciativas permanentemente bloqueadas pelos republicanos –, Silver estimava há uma hora as probabilidades democratas em 50,7% e as republicanas em 49,3%.

O site The Upshot, do diário "New York Times", que também faz uma ponderação de sondagens nacionais e estaduais, estima em 84% o favoritismo de Clinton. Trump fica-se pelos 16%. Quanto ao Senado, as probabilidades democratas andam pelos 52%.

O Princeton Election Consortium dá números ainda mais elevados a Clinton. Uma probabilidade de 99%, traduzida em 307 votos eleitorais (i.e. delegados no Colégio Eleitoral que elege formalmente o Presidente), contra 231 para Trump. Para vencer são necessários 270. Quanto ao Senado, republicanos e democratas encontram-se empatados nesta análise. A estimativa é desta manhã.

Outro site de referência na matéria, o Huffington Post, dá para já a Clinton 273 delegados no Colégio Eleitoral, contra 191 de Trump. Estes numeros são de há minutos, mas a previsão do resultado final para Hillary é de um total de 323 delegados, claramente acima dos 270 necessários.