Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Túmulo de Cristo exposto pela primeira vez em séculos

ATEF SAFADI/EPA

O túmulo encontrava-se coberto por um revestimento de mármore pelo menos desde o ano de 1555

O túmulo onde o corpo de Jesus terá sido colocado após a sua crucificação foi exposto pela primeira vez em vários séculos no âmbito de uma operação de restauro, segundo indicou a “National Geographic”.

O túmulo estava coberto por um revestimento de mármore pelo menos desde 1555 dentro da Igreja do Santo Sepulcro, na cidade velha de Jerusalém, em Israel.

“O revestimento em mármore foi retirado e surpreendeu-nos a quantidade de material que se acumulara por debaixo”, descreveu Fredrik Hiebert, arqueólogo da National Geographic Society, que está envolvido na intervenção.

A exposição do túmulo apresenta uma oportunidade única para o estudo da superfície original. “Será uma ampla análise cientifica, mas finalmente conseguiremos ver a superfície de rocha original onde, segundo a tradição, foi colocado o corpo de Cristo”.

Orçada em 3,7 milhões de euros, a delicada intervenção está a ser levada a cabo por uma equipa da Universidade Técnica de Atenas que anteriormente efetuou restauros na Acrópole de Atenas e na basílica ortodoxa Hagia Sophia em Istambul.

O túmulo encontra-se agora exposto dentro do pequeno templo conhecido como Edículo que foi reconstruído pela última vez entre 1808-1810 após ter sido destruído por um incêndio.