Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Batalha final em Mossul está a ser transmitida em direto no Facebook

  • 333

“Com a vontade de Deus, nós iremos vencer”, afirmou o presidente iraquiano a propósito da ofensiva militar

Através das suas páginas do Facebook, o britânico Channel 4 e a Al-Jazeera têm estado a transmitir em direto o ataque das forças iraquianas pela reconquista de Mossul ao Daesh.

O registo vídeo provém do grupo curdo Rudaw, que está a transmiti-lo na sua página, num registo republicado pelos media.

Esta segunda-feira de madrugada começou aquela que é apresentada como a batalha final pela reconquista da cidade que caiu sob o domínio do Daesh em 2014 e onde o grupo anunciaria depois a formação do seu “califado”.

O ataque está a ser levado a cabo pelas forças iraquianas e curdas, contando com apoio dos bombardeamentos aéreos norte-americanos.

“Estas forças estão hoje a libertar-vos, elas tem um objetivo em Mossul, que é livrar-vos do Daesh e assegurar a vossa dignidade. Com a vontade de Deus, nós iremos vencer”, afirmou o presidente iraquiano, al-Abadi.

  • “A hora da vitória chegou”: começou a batalha final para retomar Mossul ao Daesh

    Recapturar a cidade, último bastião do autoproclamado Estado Islâmico no Iraque, corresponde à derrota total do grupo jiadista no país. Autoridades iraquianas e da coligação internacional que apoia as suas forças por via aérea dizem que a ofensiva pode levar semanas, senão meses, a estar concluída. Haverá mais de um milhão de civis ainda a residir na cidade, que foram avisados da operação iminente através de milhares de panfletos ontem largados sobre a área