Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Paz na Síria é a prioridade de Guterres

  • 333

António Guterres, o nono secretário-geral das Nações Unidas

SALVATORE DI NOLFI / EPA

O recém-eleito secretário-geral diz que a resolução do conflito na Síria é o seu principal objetivo como à frente das Nações Unidas

“Acredito que a prioridade da comunidade internacional é ser capaz de acabar com o conflito na Síria” afirmou António Guterres em entrevista à BBC.

Na entrevista feita pouco depois de ser eleito o nono secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres expressa suas preocupações relativas aos grandes perigos e desafios do mundo atual que não se cingem às zonas de guerra, pois o medo de ataques terroristas afeta o mundo inteiro.

Guterres confirmou que existe um “interesse comum vital” entre os líderes mundiais em acabar com a guerra na Síria e com a contenda mundial que o conflito trouxe, e descreveu a luta como uma “batalha pelos valores”.

“Eu acredito que a prioridade da comunidade internacional é ser capaz de acabar com este conflito” afirma o recém-eleito secretário-geral das Nações Unidas.

O antigo Primeiro Ministro português considera que os sírios não são apenas vítimas do conflito que tem vindo a destruir o seu país nos últimos cinco anos, mas também vítimas de todas as contradições do mundo atual.

Quando a jornalista lhe foi perguntado se tem medo que mais sangue seja derramado na Síria, o nono secretário-geral das Nações Unidas responde: “Eu espero que não. Eu sinceramente espero que não, temos visto um nível de sofrimento tão grande”.

António Guterres irá assumir o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas a 1 de Janeiro, com a reforma de Ban Ki-moon, e tornar-se-á a nona pessoa a assumir o cargo, nos 71 anos da organização.