Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Dois jiadistas do Daesh detidos em Espanha

  • 333

Operação policial em Espanha, em que foi detido um jiadista no final do mês de setembro

BLASCO DE AVELLANEDA/EPA

Os jiadistas, de origem marroquina, foram detidos separadamente em Gijón e San Sebastián, no norte de Espanha. Ambos estavam totalmente integrados no autoproclamado Estado Islâmico (Daesh)

Os indivíduos, um de nacionalidade espanhola e o outro imigrante legalizado em Espanha, aderiram de livre vontade ao Daesh apesar das suas origens marroquinas. São conhecidos por fazer propaganda ao grupo terrorista, encorajar atos de terror em nome do Daesh, partilhar as suas ideologias jiadistas na internet e em redes sociais e procurar recrutar novos membros.

O jiadista detido em Gijón tinha uma linha de telefone direta para contactar o Daesh, um sistema de comunicação não convencional que lhe permitia estabelecer contacto através da internet, em total anonimato, e não detetável pela polícia.

O jiadista detido em San Sebastián mantinha contacto direto com o outro membro do Daesh que habitava em Guipúscoa, no País Basco. A propaganda de ambos os detidos inclui vídeos violentos de atividades terroristas.

A operação de terça-feira, que permitiu a neutralização e detenção de ambos os elementos do Daesh, é encarada como uma medida de proteção nacional, para evitar possíveis ataques em Espanha.