Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Barack Obama: EUA vão enviar humanos a Marte durante década de 2030

  • 333

CARLOS BARRIA/ Reuters

Esta era uma ideia que o presidente dos Estados Unidos da América já tinha referido em 2010. Num artigo publicado pela CNN, Obama informa ainda que o Governo irá trabalhar empresas privadas para concretizar este objetivo

O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou esta terça-feira, num artigo publicado pela CNN, que os Estados Unidos estão no "bom caminho" para enviar humanos a Marte durante a década de 2030, com a cooperação entre Governo e privados.

Em 2010, poucos meses depois de ter assumido o cargo de Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama já tinha afirmado que o país deveria enviar humanos numa viagem de ida e volta a Marte no início da década de 2030.

Agora, num artigo com o título "Estados Unidos vão dar um grande salto a Marte", Barack Obama afirma que mantém desde criança a mesma sensação de "assombro" com a exploração espacial, que, na sua opinião, representa uma "parte essencial" do caráter norte-americano.

"A inovação e o engenho, empurrando os limites do que é possível e fazê-lo antes de todos", refere Obama no artigo.

Segundo Barack Obama, chegar a Marte vai exigir "cooperação contínua entre o Governo e os privados".

"Nos próximos dois anos, empresas privadas vão enviar pela primeira vez astronautas à Estação Espacial Internacional", referiu o Presidente dos Estados Unidos.

O chefe de Estado revelou também que os Estados Unidos estão a trabalhar com parceiros comerciais para "construir novos habitats que possam manter e transportar astronautas em missões de longa duração ao espaço profundo".

"Aquela missões vão mostrar como os humanos podem viver longe da Terra -- algo que vão precisar para a grande viagem a Marte", acrescenta no artigo.