Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Autoridades alemãs capturam suspeito de planear atentado em Chemnitz

  • 333

HENDRICK SCHMIDT / EPA

Um prédio de um bairro habitacional da cidade, a 250 quilómetros de Berlim, teve de ser evacuado no sábado após a polícia da Saxónia ter detetado explosivos “altamente voláteis” num apartamento. Para além do sírio apontado como suspeito, autoridades detiveram mais três pessoas que estariam em contacto com ele

A polícia alemã anunciou esta segunda-feira que capturou o suspeito de planear um ataque à bomba na cidade de Chemnitz, onde no sábado um prédio de um bairro habitacional teve de ser evacuado por causa do que as autoridades inicialmente avançaram como suspeita de ameaça de bomba. "Cansados mas felizes: capturámos o suspeito terrorista na noite passada em Leipzig", declarou a força policial da Saxónia no Twitter.

As autoridades estavam à procura de um refugiado sírio identificado como Jaber al-Bakr, de quem publicaram fotografias, depois de terem levado a cabo buscas num apartamento em Chemnitz no sábado. Centenas de gramas de explosivos "altamente voláteis" foram encontrados nessa casa, avançaram na altura os investigadores. A descoberta levou à retirada de cerca de 100 pessoas de um bloco de apartamentos para a brigada de minas e armadilhas fazer uma detonação controlada dos explosivos.

Duas pessoas que estavam em contacto com Al-Bakr também foram detidas na estação de comboios da cidade, a cerca de 250 quilómetros de Berlim, e uma outra foi capturada num apartamento do bairro Fritz-Heckert. De acordo com as autoridades, o principal suspeito planeava executar um ataque num aeroporto da capital alemã.