Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Fretilin considera eleição de Guterres “vitória da CPLP”

  • 333

Paula Bronstein/GETTY

O segundo maior partido timorense lembrou que António Guterres é “amigo do povo de Timor-Leste” e foi sempre um “apoio firme a luta de libertação nacional”

A Fretilin congratulou este domingo António Guterres pela sua eleição para secretário-geral da ONU, considerando numa resolução aprovada no seu congresso nacional que representa uma "vitória da CPLP".

"O IV Congresso Nacional da Fretilin, reunido de 7-9 de outubro de 2016, congratula o senhor Engº António Guterres pela sua eleição para as funções de secretário-geral das Nações Unidas e endereça os votos de sucesso em prol do bem da comunidade internacional", refere o texto da resolução.

A resolução, uma de 12 já aprovadas no congresso que termina hoje, sublinha que a eleição do ex-primeiro-ministro português "é uma vitória da CPLP", notando ainda que António Guterres "é amigo do povo de Timor-Leste e foi sempre um apoio firme a luta de libertação nacional".

Recorde-se que o Conselho de Segurança da ONU escolheu na quinta-feira por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português como secretário-geral da organização, decisão que deverá ser ratificada na próxima semana pela Assembleia Geral da organização.

  • Fernando Henrique Cardoso: o “amigo do Brasil” Guterres é "a melhor escolha” para a ONU

    O antigo Presidente brasileiro disse ao Expresso ver com bons olhos a eleição de António Guterres para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas. Os dois líderes, responsáveis pela assinatura do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Portugal e Brasil, ajudaram a reforçar as ligações entre os dois países durante os respetivos mandatos como Presidente do Brasil (1995-2003) e primeiro-ministro de Portugal (1995-2002). Hoje, entre os brasileiros, há quem tenha esperança que Guterres possa ajudar o país a ganhar mais relevância dentro da ONU